Debugando a ignição:
Ja que vc nao tem faisca, como me falou no whats, la vai um guia rapido de como testar isso. Voce vai precisar de um multimetro. Se nao tiver um, em lojas de ferramentas um simples custa entre 20 a 30 reais e é bem util.
Os primeiros testes, que creio que voce ja fez, mas só para ficar registrado
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- Puxe um cabo de uma das velas, e aproxime o contato da propria vela e vire o motor. Voce vai ouvir/ver as faiscas entre o cabo e a vela. Se nao ouvir, aproxime o cabo da carroceria e repita. Se nao saltar faiscas, vamos ao proximo teste, senao, cheque as velas
- Tire o cabo do centro do distribuidor e mantenha ele bem proximo a carroceria, com muito cuidado para nao encostar nele. Da para prender ele com durex, mantendo o contato a alguns milimetros da carroceria, vamos usar isso para os proximos testes
- Vire o motor e verifique se tem faisca entre o cabo e a carroceria. Se tiver, verifique a tampa do distribuidor, os cabos das velas e o cachimbo, senao, vamos aos proximos testes.
- Com o multimetro na escala de tensao (em torno de 20V esta bom) meça a tensão entre o positivo da bobina e a carroceria com a ignição ligada. O parafuso do rele de buzina é otimo para isso. Voce deve ver a tensão da bateria, em torno de 12V
- Se nao tiver tensão ai, o problema é na fiação. Esse fio do positivo vem direto do miolo de ignição, e se este for o problema, voce pode desligar a bateria e medir a continuidade do fio na escala de resistencia. Se nao for o fio, é a propria chave de ignição
- Se tiver tensão no pino, então vamos checar o platinado:
- Retire a tampa do distribuidor e o cachimbo, e verifique se o platinado esta fechado. Ele tem um ressalto plastico que é acionado pelos cames do eixo do distribuidor, é a peça sextavada no meio dele. O ressalto deve estar apontando para o meio de um dos lados, deixando os contatos do platinado fechados. Se nao estiver, vire um pouco o motor, ate que ele fique assim
- Ligue a ignição, e use uma chave de fenda ISOLADA para forçar o contato do platinado a abrir. Deve saltar uma faisca do cabo de alta tensao da bobina quando vc abrir. Se nao saltar, encoste a chave de fenda entre a parte externa do platinado e o eixo do distribuidor, deve saltar uma faisca.
- Se tiver faisca no primeiro teste, o problema é a regulagem do platinado. (essa eu posto a seguir). Se nao tiver, e faiscar na segunda, o seu platinado deve estar gasto ou oxidado. Pode tentar dar uma lixadinha no platinado e ver se funciona, mas o melhor é trocar
- Caso os dois testes falharem, desligue o condensador e repita. Se funcionar depois disso, ele é o problema, troque o bichinho. Senao, vamos checar a bobina e a fiação. Desligue o fio da bobina da lateral do distribuidor (ele é conectado em um parafusinho).
- A seguir, ligue a ignição, e use um alicate ISOLADO para segurar o fio e encostar na carroceria. Se tudo estiver ok, deve saltar uma faisca do cabo de alta tensao da bobina para a carroceria quando voce desencostar o fio do terra.
- Se não houver faisca, tente usar uma chave de fenda para encostar o borne negativo da bobina diretamente na carroceria. Se nao saltar faisca, o problema é a bobina, ou o cabo de alta tensao. Se saltar, é o fio que vai até o distribuidor, e voce pode testar isso com o multimetro na escala de resistencia.
Espero que ajude !!