Estreando o forum na parte sobre eletrica.
Nosso colega Jackson estava com algumas duvidas sobre uso de chaves como corta-ignição (o popular "segredo", como chamam por ai)
É bem comum em carros mais antigos usar uma chave escondida para desabilitar a alimentação ou o sinal da bobina do carro, impedindo que ele ligue por ligação direta e dificultando um pouco o roubo.
A bobina do carro puxa uma corrente entre 6 e 8 amperes normalmente. Para isso, uma chave com capacidade para 15 amperes estará bem
O problema é que com o tempo, os contatos podem se oxidar, apresentando uma resistencia, e com uma corrente desse valor, tende a aquecer, e tambem a diminuir um pouco a tensão da bobina e deixar a centelha mais fraca.
Se a chave for colocada escondida em algum ponto distante, os fios maiores tambem acrescentam uma resistencia extra, prejudicando um pouco mais a centelha
O esquema abaixo usa um rele auxiliar de 5 pinos. Ele pode ser encontrado em casas de acessórios, e pode ser instalado proximo a bobina, evitando ligações longas nas linhas de alta corrente. A linha que leva o sinal a chave aciona a bobina do mesmo, e trabalha com uma corrente baixa, da ordem de decimos de Ampere. Isso tambem permite usar chaves pequenas, ao invés da grande de 15A ou mais.
A bobina é ligada no contato normalmente fechado (chamado de 87a), e se a bobina do rele nao for energizada, permite a partida normalmente. Acionando a chave, faz com que a bobina se energize com a ignição ligada, fazendo o rele abrir o circuito
É bem simples de fazer
Corta ignição
Corta ignição
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Re: Corta ignição
Não entendo nada de elétrica Marcelo, mas acho que dou conta de fazer esse corta. Mas isso só quando meu carro estiver pronto,kkkk. Valeu
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